O encontro do MARACATU COM o FUNK
A videodança “Maracatu vs Passinho” é uma ação do Festival Híbrido para fomentar e estimular a criação de obras com temáticas e expressões folclóricas e regionais. Nesta produção original do festival, convidamos um bailarino de Passinho e um Caboclo de Lança, para apresentarem um pouco de suas expressões em um amistoso duelo.
>> Maracatu
O Maracatu é uma manifestação do folclore brasileiro que envolve dança, música e religiosidade. Surgiu no estado de Pernambuco durante o Brasil Colonial e suas referências são uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.
Existem dois tipos de Maracatu, o Nação e o Rural. No Maracatu Rural, estilo abordado neste vídeo, há um cortejo com diversos personagens que representam as brincadeiras dos trabalhadores rurais. Um dos destaque deste cortejo é o Caboclo de Lança.
A vestimenta deste personagem é composta por um grande volume de fitas coloridas na cabeça, um costeiro que carrega sinos coberto de lantejoulas e uma flor branca pendurada na boca.
PASSINHO <<
O passinho é um estilo de dança urbana, criado e desenvolvido por jovens das favelas cariocas, que teve início nos bailes funk ao longo dos anos 2000. Os dançarinos se reuniam em festas e se apresentavam em rodas, mostrando suas coreografias em um tipo de competição espontânea.
A dança segue a batida do Funk, um ritmo brasileiro misto de manifestações folclóricas com uma dinâmica eletrônica. Há elementos do Maculelê (de origem marcial, em que os executantes cantam e dançam com bastões), do Jongo, acrobacias e elementos da rotina dos jovens na favela.
Com a democratização da comunicação através da internet, vídeos se espalharam pelas redes fazendo do Funk e do Passinho um dos estilos legitimamente brasileiros que surgiram nas últimas décadas. Hoje o Funk se consolidou internacionalmente e o Passinho é reconhecido como um movimento de resistência da juventude favelada e funkeira.
Fica aqui o convite para que os artistas produzam videodanças com as expressões características de seu país. Celebremos a diversidade de nossas culturas!
MESTRE NICO
Músico, ator e performer pernambucano, brincante da Cultura Popular, mestre caboclo do Maracatu de Baque Solto “Cruzeiro do Forte” de Recife, desde os anos 80, onde iniciou seu contato com a música. Integrou a banda Chão e Chinelo, parte do movimento Manguebeat de Recife.
LIPE
Felipe Rodrigues é bailarino profissional, coreógrafo e instrutor de Dançar Urbanas tendo ênfase em Funk Carioca. Recebeu sua educação formal de dança nas academias de dança brasileiras, Escola de Danca Petite Danse e Casa do Jimmy. É também DJ e está em turnê internacional.