REGULAMENTO

1 – DA ORGANIZAÇÃO:

1.1 – O “Híbrido - Festival Brasileiro de Videodança” é realizado pela produtora Gaspacho Filmes - Produções LTDA-ME e visa promover a exibição, divulgação e premiação de produções de videodança. A iniciativa visa a participação de obras nacionais e internacionais, além de fomentar a pesquisa e o pensamento em torno das criações artísticas híbridas entre audiovisual, dança e música.


2 – DA REALIZAÇÃO:

2.1 – O festival acontecerá de 22 de março a 02 de abril de 2021 de maneira totalmente online através do portal oficial e das redes sociais do evento.


3 – DAS DEFINIÇÕES:

3.1 – Para os efeitos desta convocatória, entende-se que:

  •  

  • Proponente: é a pessoa física que venha a inscrever obra nesta convocatória, observadas as condições descritas nos ítens 4 e 5 deste regulamento, que assume a responsabilidade legal pela mesma.


  • Videodança: é uma linguagem artística contemporânea híbrida entre audiovisual e dança. Não temos aqui a pretensão de estabelecer um conceito único e fechado para a definição do termo. Serão considerados todos os vídeos que dialoguem de maneira entrelaçada entre o olhar audiovisual e a expressão corporal.


  • Obra profissional: é o vídeo com duração de até 5 minutos, incluídos os créditos iniciais e/ou finais (caso houver), realizado por indivíduo e/ou equipe profissional e finalizado com qualidade full HD ou superior.

  • Obra experimental: é o vídeo com duração de até 2 minutos, incluídos os créditos iniciais e/ou finais (caso houver), realizado por indivíduo e/ou equipe, com celular ou outro meio digital e finalizado em qualquer qualidade.

 
4 – DA PARTICIPAÇÃO: 

4.1 – Poderá participar desta convocatória vídeos enviados pelos próprios autores ou convidados pelos olheiros do festival. Em ambos os casos, a inscrição e envio da obra deve ocorrer dentro das condições descritas no item 5.

4.2 – Ao inscrever seu filme, você concorda que as obras selecionadas passarão a incorporar o acervo fixo no site, canais e redes sociais do Híbrido - Festival Brasileiro de Videodança, sob o compromisso de não serem divulgadas e/ou utilizadas para fins comerciais.

4.3 – Todas as obras selecionadas poderão ter trechos, assim como fotos e frames usados na divulgação do festival em mídia televisiva, impressa e/ou eletrônica.

 
5 – DA INSCRIÇÃO:

5.1 – As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente através da plataforma do Festival www.hibridofest.com.br. A convocatória estará disponível de 15 de fevereiro à 12 de março de 2021 (recebimento até às 18h00 horário de Brasília).

5.2 – As obras deverão ser enviadas através de link do YouTube ou Vimeo que deve ser informado no campo correspondente da ficha de inscrição. Para envio através do Youtube, o vídeo deve ser configurado como “não listado” ou “público”; no caso do Vimeo, deve ser enviado juntamente com senha de acesso, caso necessário. Para ambas as opções, o link da obra deve ficar disponível até 26 de março de 2021. 

5.3 – Para a competitiva oficial serão aceitos somente vídeos em full HD (H264 – 1920 x 1080). Para a categoria mostra paralela mobile serão aceitos vídeos captados por celular ou qualquer outro meio digital. Em ambos os casos, serão aceitos somente vídeos em formato de tela horizontal.

5.4 – Para obras que contenham diálogos ou qualquer conteúdo de texto em língua diferente da portuguesa, e cuja compreensão destes seja imprescindível para o entendimento, será solicitado que o realizador adicione legendas em português ou inglês. A organização do Festival não se compromete a traduzir as legendas. Nestes casos específicos, a equipe do Festival entrará em contato com o proponente.


5.5 – Não serão admitidas alterações ou complementações nas obras ou ficha de inscrição, posteriores ao envio.

5.6 – Caso haja duas inscrições com o mesmo nome de projeto, do mesmo proponente, será considerada a última inscrição efetuada.

5.7 – Cada proponente poderá inscrever até 02 (dois) projetos diferentes nesta convocatória, podendo competir em mais de uma categoria.

5.8 – A organização do Festival não se responsabiliza pela falha na inscrição por conta de problemas em servidores, em provedores de acesso, na transmissão de dados, na linha de comunicação, por lentidão dos servidores ou qualquer outra razão, cabendo ao proponente a devida prudência para realização dos atos necessários em tempo hábil.

6 – DAS CATEGORIAS E PREMIAÇÕES:

6.1 – O festival contará com 2 (duas) mostras competitivas:
 

  • Mostra Competitiva Oficial: concorrem os melhores vídeos profissionais de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil. 

  • Mostra Paralela Experimental: concorrem todos os vídeos amadores selecionados para esta categoria.

6.2 - A curadoria do festival poderá trocar o vídeo de categoria, caso seja constatado que o material enviado não corresponde ao nível técnico exigido pela modalidade inscrita. Em nenhum caso a inscrição será anulada, apenas ocorrerá a devida adequação de categoria, informando os criadores, caso selecionados.

 

6.3 - As obras selecionadas para a “Mostra Competitiva Oficial” concorrem apenas entre si.

6.4 – As obras selecionadas para a “Mostra Paralela Experimental” concorrem apenas entre si.

6.5 - Os vencedores de todas as mostras e categorias ganharão um trófeu nominal e um certificado de premiação (que serão enviados via correio),  e terão suas obras divulgadas como vencedoras no site e em todas as redes do festival.

7 – DO JÚRI E ESCOLHA DOS VENCEDORES

7.1 – O Júri Técnico será composto pela curadoria do festival. Esta Comissão avaliará as obras considerando: criatividade, originalidade, qualidade, desempenho do(s) performer(s), música e diversidade de estilos.

7.2 - A Mostra Competitiva Oficial prevê apenas Voto do Júri Técnico. 

7.3 – A Mostra Paralela Experimental prevê Voto do Júri Técnico e Voto Popular. 

7.4 - O Voto Popular contará com a participação do público e será realizado através do instagram do festival “Híbrido - Festival Brasileiro de Videodança”.

8 – DO RESULTADO:

8.1 – As premiações, tanto da Mostra Competitiva Oficial, quanto da Mostra Paralela Experimental, serão anunciadas no encerramento do festival.

9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

9.1 – A inscrição da obra implica na plena aceitação e integral concordância, por parte dos participantes, de todos os termos e normas contidos no presente regulamento desta convocatória.

9.2 – Dúvidas serão esclarecidas pelo correio eletrônico: festivalhibrido@gmail.com.

OBRIGADO POR PARTICIPAR

Estamos à disposição para demais informações.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Transparente horizontal.png

Copyright @2021 Realizado por João Batista.